top of page
Blog: Blog2

Como usar hashtags no Pinterest em 2020


Já não é novidade para ninguém que o Pinterest é um veículo fantástico para divulgar conteúdo, sobretudo para quem tem blogs. No meu caso, é já um meio importantíssimo de tráfego para o meu site, algo que se tornou possível de ignorar e no qual tenho apostado bastante para crescer o número de leitores e de clientes.


Pois bem, se tens um blog ou um site, o Pinterest pode ser, também, o teu melhor aliado e é aí que as hashtags entram em acção. Sim, se achavas que as hashtags eram exclusivas do Twitter e do Instagram, wrong! O Pinterest também se rendeu ao poder das hashtags e há alguns anos que já é possível colocar hashtags nas descrições dos teus pins!


Como usar hashtags no Pinterest em 2020



1 - Para adicionares uma hashtag à descrição de um Pin, escreve "#" e uma palavra-chave ou frase. É muito simples, tal como já fazes seguramente no teu Instagram ou Twitter. Por exemplo, InfluenciadorDigital Saúde Moda Blogs BlogDeModa


2 – Sê específico e descritivo. Ou seja “utiliza palavras ou expressões que descrevam os conteúdos no Pin”. Não vale a pena incluíres hashtags que consideres mais impactantes ou que te possam trazer mais tráfego se, na verdade, não estão relacionadas com o teu pin. Por exemplo, de que te adianta usares a hashtag #emagrecer quando o teu pin é uma receita de um bolo?


Que é como quem diz, não uses hashtags irrelevantes e populares apenas para teres atenção. Há rumores de contas de Pinterest que foram banidas por causa disso.


3 – “Não adiciones mais de 20 hashtags por Pin. É melhor ser objetivo e utilizar hashtags que façam sentido e sejam relevantes para o Pin”. Esta é a recomendação directa da equipa do Pinterest que, tal como acontece no Instagram (onde o limite são 30 hashtags), prefere que o utilizador coloque menos hashtags mas que sejam realmente relevantes. Que vão ao encontro da sua audiência e dos utilizadores que estão mesmo à procura daquele conteúdo.


Por isso, ao invés de encheres as tuas publicações de hashtags, dedica-te a pesquisar as mais adequadas – as mais certeiras. Por outro lado, a descrição do teu pin também parece menos spam!


Onde colocar as hashtags no Pinterest


Tal como referi anteriormente, as hashtags no Pinterest devem ser colocadas na descrição do teu Pin, e não no título.


Uma vez que as hashtags são “clicáveis” – ou seja, quando crias uma hashtag ela torna-se num link onde, se clicares, vais parar a um feed que mostra outros Pins que incluam essa hashtag – algo que acontece com o Instagram e como o Twitter, vais querer coloca-las apenas no final.


Assim, o utilizador tem oportunidade de ler a descrição até ao fim ao invés de se sentir tentado em clicar logo na hashtag e sair do teu conteúdo!


Como pesquisar pelas hashtags


Vimos anteriormente que não deves encher a descrição do teu Pin com hashtags irrelevantes, mas então como pesquisar pelas hashtags certas?


No fundo, deverá ser um pouco semelhante ao trabalho que já fazes no Instagram, por exemplo. Mais do que ires pelo “achismo” (aquilo que ACHAS que funciona), deves realmente pesquisas as hashtags relacionadas com o teu conteúdo.


Primeiro, começo por escrever na barra de pesquisa do Pinterest o tema do meu conteúdo. No caso deste artigo, comecei por pesquisar “hashtags Pinterest” para ver o que a própria plataforma me recomenda como expressões de pesquisa relacionadas:

Simples assim!


Uma nota importante é saberes que, no Pinterest, as hashtags não são usadas para piadas, memes ou comentários. Por exemplo, a hashtag springfashion é uma boa hashtag mas algo como ilookterribleinhats não resulta.


Conclusão


Usar hashtags no Pinterest é uma estratégia com resultados comprovados que vai ajudar a que os teus Pins sejam cada vez mais encontrados. Agora que já sabes como as usar, põe mãos à obra e começa a encontrar as hashtags certas para os teus conteúdos!

3 visualizações0 comentário
bottom of page